Header Ads

ad

Kodomo no Hi - O dia das crianças no Japão


Designado feriado nacional pelo governo japonês em 1948, o Kodomo no Hi (こどもの日) acontece todos os anos no Japão durante a Golden Week (semana dourada) no dia 5 de maio. A data, celebrada desde a Era Nara, era originalmente chamada de Tango no Sekku [端午の節句] (dia dos meninos). Atualmente, o feriado é conhecido como Dia das Crianças, mas o costume é voltado principalmente para os meninos.


O "Dia das Meninas" – Hina-matsuri – é comemorado no dia 3 de março, embora não seja considero um feriado nacional.




O Koinobori
Antigamente chamado de Fukinagashi, o Koinobori (鯉幟 - Bandeira de Carpa) é o costume de hastear birutas em forma de carpa durante o Dia dos Meninos. É uma homenagem feita pelos pais aos filhos, representando a vontade de que eles cresçam fortes e saudáveis.






As bandeiras devem ser penduradas do lado de fora da casa, acima da linha do telhado, para que todos os kois fiquem visíveis. Normalmente, a dimensão da carpa pode variar de alguns centímetros a vários metros, e a tendência japonesa é a de adquirir um carácter cada vez mais decorativo.



Canção do Koinobori:
Há uma canção muito popular que é cantada pelos membros da família.


Japonês:

屋根より高い鯉幟

大きい真鯉はお父さん

小さい緋鯉は子供たち

面白そうに泳いでる




Romaji:
Yane yori takai koi-nobori
Ōkii magoi wa o-tō-san
Chiisai higoi wa kodomo-tachi
Omoshirosō ni oyoideru



Tradução:

Do alto da casa sai o koi-nobori
Papai é a carpa preta grande
Carpas pequenas são as crianças
Todos nadam alegremente


[Música Completa - Koinobori]

Símbolos do Kodomo no Hi


Koinobori: a carpa representa a energia, força e persistência, pois nada contra a correnteza para desovar. De acordo com uma lenda popular, uma carpa nadou contra a cachoeira e ao chegar ao topo, transformou-se em dragão.

Kintaro: é o nome de criança de Sakata no Kintoki, um famoso samurai da Era Heian, conhecido pela sua força ainda quando menino. Dizia-se que ele montava ursos, em vez de cavalos.

Shoki (Zhong Kui): figura mitológica chinesa. Tradicionalmente conhecido como exterminador de fantasmas e espíritos malignos.

Momotaro: herói do folclore japonês que, com a ajuda de um cachorro, um macaco e um faisão, destruiu os demônios da ilha de Onigashima.

Shobu, a íris japonesa, também tem uma forte ligação com a data. Pelo seu formato se assemelhar a uma espada, no século XII, folhas desta planta eram colocadas na banheira para que o banho do garoto lhe proporcionasse um espírito aguerrido.



As famílias também costumam enfeitar o interior de suas casas com miniaturas de capacetes, armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎].


Comidas Típicas

Chimaki: são bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu, e kashiwa mochi, recheados com anko e envoltos em folhas de carvalho. Representam força e prosperidade. O bambu, por resistir às intempéries; o carvalho, por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem.



[Matéria da BBC sobre o Kodomo no Hi (disponível somente em inglês)]



2 comentários: