Header Ads

ad

Dicas para aprender Japonês

Dicas para

APRENDER JAPONÊS

[Deviantart - Por: chamooi]
___________________________________________________________________________________________

Primeiramente, gostaria de esclarecer que não sou fluente em japonês e estou apenas iniciando meu aprendizado. Mas claro, como muitas pessoas já me perguntaram como faço para aprender sozinha, decidi fazer esse post.
じゃ, きましょう! 


_Como comecei a aprender a japonês__________________________________-___
Não é nenhum segredo que sou apaixonada pela cultura asiática. Adoro animes e doramas (sejam eles japoneses, coreanos ou taiwaneses). Mas o idioma com o qual mais me identifico é o japonês.
Tudo começou quando eu estava assistindo a abertura de um anime. Pela milionésima vez, reparei que a expressão アニメーション aparecia diversas vezes em meio a tantos kanjis, hiraganas e katakanas. Então, como uma pessoa muito curiosa, dei um pulinho no Google Tradutor e descobri que aquela expressão significava Animēshon (Animação). Depois disso, sempre que apareciam as "letrinhas esquisitas" em um letreiro ou em onomatopeias durante o anime, eu ia lá no queridinho tradutor e pesquisava o que aquilo significava. Depois de um tempo, vendo as mesmas letras se repetindo, acabei decorando várias delas. No caso, foram as do alfabeto hiragana que aprendi primeiro. E aí, em um belíssimo dia chuvoso sem nada para fazer, acessei um vídeo no Youtube e consegui aprender o alfabeto katakana em um dia! Como já havia aprendido algumas palavras e expressões de tanto ver animes, decidi aprender a falar japonês, para quem sabe um dia assistir um anime ou um dorama japonês sem legendas! 

______________________________DICAS____________________________

_1. Onde aprender japonês_____________________________________________
Basicamente, o melhor jeito de se encontrar conteúdos para estudar japonês é procurar EM TODO LUGAR. Sites, blogs, no Google, no Youtube, em livros didáticos, aplicativos para celular ou tablet. Procure onde puder. Inclusive, se você tiver vizinhos japoneses, recomendo que você invada a casa deles de madrugada e "pegue emprestado" alguns livros que você encontrar. E não fique assustado se o chefe da família surpreender você com uma katana (espada samurai). Aproveite para treinar suas habilidades no idioma japonês. Curve-se e diga "Sumimasen" para ele. Não me leve tão a sério, por favor!
Bem, mas não se preocupe. Vou dar recomendações de livros didáticos e aplicativos de celular mais à frente. Por enquanto, vou falar de dois sites onde você pode aprender japonês.
    
NHK WORLD: O curso da NHK WORLD é transmitido pelo rádio em 17 línguas, inclusive em português, mas você também pode baixar a apostila pela internet. São 50 lições com expressões básicas em japonês, cada uma acompanhada de um áudio-aula de 10 minutos. Minha dica para estudar pela NHK é: não foque apenas na expressão principal da lição e tente absorver cada ensinamento passado pelos professores no áudio. Para se aprofundar mais, procure saber mais sobre partículas e tempos verbais. Vai ajudar bastante.

BUSUU:
O Busuu é um site online onde você pode aprender várias línguas, inclusive japonês e chinês (mandarim). Cada lição traz o ensinamento de palavras ou expressões. Ao final de cada nível você terá de testar seus conhecimentos com exercícios e um diálogo. A única coisa ruim é que esse curso não é inteiramente gratuito. Se você quiser, pode até mesmo baixar o aplicativo para celular. Mesmo que muitas lições estejam bloqueadas, ainda assim é um bom método para aprender.

O Desafio de Erin: É um website gratuito de ensino de japonês, onde você pode aprender brincando. Para ter acesso completo aos conteúdos, necessita-se de cadastro no site. Cada lição será apresentada por meio de um vídeo e do diálogo, que pode ser lido de quatro formas diferentes: Japonês, Japonês (kana), Japonês (Romaji) e Português. Você pode conferir o trailer do site aqui.

_2. Pense em japonês__________________________-______________________
"Pensar em japonês? Paloma, você tá ficando louca?". Não se preocupem, ainda estou sã.
Pensar em japonês é uma ótima forma de exercitar seu cérebro para absorver o idioma. Você pode fazer isso em qualquer lugar e a qualquer hora. É só pensar sobre as coisas do cotidiano, mas claro, em japonês.
Exemplo:
昨日、私はケーキを食べました。
(Kinou, watashi wa keeki wo tabemashita)
Ontem eu comi bolo.

"Ah, Paloma, então você quer que eu fique pensando em frases bobas igual um idiota?". Sim, eu quero. Isso me ajuda bastante. E claro, você pode começar com frases simples e ir gradativamente aumentando o nível de dificuldade.


Tradução: Certo! Vou assistir anime agora.

_3. Tenha sempre um dicionário em mãos_______________________________-__-
Pode parecer uma dica óbvia, mas NÃO CONFIE NO GOOGLE TRADUTOR. Se você quiser traduzir expressões muito longas, ele não traduzirá corretamente. Você pode traduzir palavras ou pequenas orações, mas será impossível usar o Google Tradutor para textos. Por isso, tenha em mãos sempre um dicionário, pois a tradução é confiável e ele está repleto de informações úteis. Você pode baixar um aplicativo para celular também, mas lembre-se de que o dicionário é sempre mais completo. Então, quando se deparar com uma palavra desconhecida, não hesite em procurar em seu dicionário.



_4. Esteja frequentemente em contato com o idioma___________________________________

É importante sempre se manter conectado com o idioma que está aprendendo. Você pode assistir animes ou doramas japoneses, ouvir músicas (j-pop e j-rock), ler conteúdos ou livros em japonês. Mesmo que você esteja fazendo outra coisa, como arrumando seu quarto, você pode fazer isso ouvindo diálogos em japonês. Não importa se você ainda não conseguir entender grande parte da conversa, pois você começará a assimilá-la mais tarde. Isso ajuda a se familiarizar com a língua e com a pronúncia.


_5. Evite o romaji ao máximo_________________________________-____________________
Para quem não sabe, o romaji é a transcrição fonética da língua japonesa para o alfabeto latino - aquele que podemos entender. Minha dica é evitá-lo ao máximo. Comece aprendendo a ler e escrever o alfabeto hiragana, buscando palavras compostas pelas letras que aprendeu. Em seguida, faça a mesma coisa com o katakana.



_6. Procure conteúdos em outras línguas__________________________________________

Se você já iniciou seus estudos com o japonês, sabe muito bem como é difícil encontrar conteúdos em português com qualidade. Por isso, se você tem o domínio de algum outro idioma, como o inglês ou espanhol, busque ampliar seus horizontes e encontrar conteúdos de qualidade. Isso certamente irá aperfeiçoar seu aprendizado.



Abaixo segue um exemplo. Sempre procuro por conteúdos em inglês no Youtube e encontrei um que me ajudou muito. Tinha uma imensa dificuldade em criar frases, que agora finalmente foi resolvida, graças a um canal chamado Japan Society NYC.


Não se preocupe se você assistir o primeiro vídeo e pensar: "Ah, mas eu já sei tudo isso". A cada lição o nível de dificuldade vai aumentando, então fique tranquilo. Se você entende inglês, e até mesmo se você só entende o básico, vale a pena tentar (porque, sejamos sinceros, o inglês dos japoneses não é lá grande coisa).

_7. Não se assuste com os kanjis_________________________________________________
Os kanjis (漢字) são caracteres da língua japonesa adquiridos a partir de caracteres chineses, que se utilizam para escrever japonês junto com os caracteres silabários japoneses katakana e hiragana.
Sim, são aqueles símbolos que o pessoal usa para fazer tatuagens. Estima-se que existam mais de 40.000 kanjis, sendo que nas escolas japonesas são ensinados pouco menos de 2.000. Sei que esse número pode assustar à primeira vista, mas você não precisará aprender todos eles.
Pense positivamente: Tente afastar os pensamentos negativos. Ao invés de pensar "Nossa, ainda tem tantos kanjis que preciso aprender! Nunca vou conseguir!", mantenha um pensamento positivo e diga a si mesmo "Que legal. Hoje consegui aprender a escrever mais cinco kanji!". Não pense no caminho que falta, mas sim na distância que você percorreu até agora.
Estabeleça uma meta: Se você estabelecer um plano de estudos visando o aprendizado de palavras que possuem kanjis, em breve você poderá aprender de forma leve, sem muita rigidez, a ler qualquer coisa em japonês.
Supondo que você estabeleça a meta de aprender 5 palavras por dia, em um ano você terá aprendido 1825 palavras. Já será o suficiente para você ser quase ou totalmente fluente no japonês. Isso não é demais?
Use um sistema de repetição espaçada para memorizar os kanjis: "Você quis dizer... decorar kanjis?" Sim, afinal, haja memória para decorar todos eles! Mas tem uma dica muito boa. Você pode usar um sistema de repetição espaçada. Eu recomendo o Anki, que você pode baixar pele computador, celular ou tablet. 


_Livros didáticos que recomendo:________________________________________-
Título: Japonês em Quadrinhos - Volume I
Autor: Marc Bernabé
Sinopse: 'Japonês em Quadrinhos' é um curso diferente do idioma japonês. O espanhol Marc Bernabé usa os mangás e animes (histórias em quadrinhos e animações produzidas no Japão) para ensinar de forma fácil e divertida uma língua considerada muito complexa - até agora. O livro reúne 30 lições e um panorama abrangente dos principais fundamentos da língua japonesa. Cada uma das lições traz explicação teórica, exemplos tirados de mangás e exercícios de fixação. O aprendizado é dinâmico e cada leitor pode seguir com as lições em seu próprio ritmo.
BAIXAR OUTROS VOLUMES
Onde comprar:                                              
Onde baixar grátis:
Volume 1
Outros volumes







-----------------------------------------------------------------------------------------

Título: Minna no Nihongo Shokyu I Honsatsu
Publicação: 3A Corp

Minna no Nihongo é uma série de livros muito usada para ensinar japonês nas escolas. Eu não recomendo para iniciantes, já que o conteúdo é todo em japonês. No entanto, se você já domina o básico e está caminhando para o nível intermediário, é um ótimo conteúdo para avançar com seus estudos.
BAIXAR OUTROS VOLUMES



Onde comprar:





Onde baixar grátis:
CD1 (Lições 1-10) MEGA | MEDIAFIRE
CD2 (Lições 11-18) MEGA | MEDIAFIRE

CD3 (Lições 19-25) MEGA | MEDIAFIRE
CD4 (Mondai 1-25) MEGA | MEDIAFIRE
LIVROS MEGA | MEDIAFIRE



_Livros para praticar leitura_________________________________-___________
O melhor jeito de praticar a leitura para iniciantes é ler livros infantis voltados para crianças japonesas. O primeiro, Issunboushi, é uma pequena história escrita apenas em hiragana. O segundo e o terceiro são livros que ensinam palavras em hiragana e katakana, respectivamente.

        

Clique na imagem referente a cada livro para fazer download.



_Aplicativos gratuitos para celular_______________________-________________
OBENKYO


Aprenda Hiragana, Katakana e Kanji, e teste seu vocabulário desenhando, ou por múltipla escolha.


Este aplicativo ajuda a memorizar:
- Katakana & Hiragana, com cartões, teclado, ou reconhecimento de traços;
- Números, em Romaji, Hiragana, ou Kanji;
- Mais de 2300 kanjis (JLPT nível 1-5 ou Jouyou 1-7) com animação da ordem dos traços, tradução, leitura, com cartões e jogo de desenhar.
- Mais de 14600 palavras de vocabulário em Kanji (em inglês).
-----------------------------------------------------------------------------------------

"Aprenda Japonês" contém mais de 800 frases e vocabulários comumente usados no Japonês por viajantes e iniciantes. Usando este app, você pode aprender com nosso papagaio que fala japonês. O papagaio trabalha junto com você para praticar suas habilidades de conversação e escuta, a qualquer hora e onde você estiver. Aprender japonês nunca foi tão fácil.




• Frases e vocabulários mais comumente usados no Japonês 
• Pronúncia autêntica 
• Grave & compare sua pronúncia 
• Guarde & gerencie suas frases favoritas 
• Ajuste do tamanho da fonte 
• Procure por frases & vocabulário por palavra chave 
• Não precisa de internet

-----------------------------------------------------------------------------------------
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.japanactivator.android.jasensei&hl=pt_BR
JA SENSEI
Pacote completo para aprender japonês! JA Sensei oferece lições de Japonês fáceis de entender e vários exercícios interativos para aprender Hiragana, Katakana, Kanji, vocabulário Japonês, frases Japonesas para suas viagens, números, verbos, etc. Responda a quizzes de áudio, múltipla-escolha, auto avaliação ou desenho (desenhe kanjis para responder a perguntas!) para memorizar o seu aprendizado. Esteja você simplesmente curioso sobre Japonês, estudando Japonês, ou querendo passar no JLPT, JA Sensei se tornará em um assistente inestimável.





8 comentários:

  1. Nossa! Excelente postagem! Nunca vi uma postagem sobre "aprender a falar japonês" tão completa assim *o* AMEI!

    Já to Inscrita! Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arigatou! *-* Em breve vou atualizá-la e colocar ainda mais informações :)
      Se não conseguir se inscrever no blog pode curtir no Facebook ou seguir minha página no Google +.
      O Blogger anda meio bugado ultimamente u.u haha
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, eu estava tentando me escrever no blog, só que esta dando error..... mas mesmo assim irei acompanhar o bloguito ^-^

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh eu quero aprender, eu praticamente to sempre em contato com o idioma, consigo entender o significado de algumas frases (poucas) ouvindo, mas ler, nadica de nada, pronuncio bem o japones, só falta a escrita e a pratica huahuahua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de conseguir ler o alfabeto hiragana e katakana já é uma grande vitória! Você se sente "o entendido" no japonês hahaha (≧∪≦)

      Excluir
  4. ありがとう Obrigado, Eu procurava um livro só em hiragana faz tempo. Isso vai facilitar muito minha vida nos animes, e quando conseguir morar no japão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. どう いたしまして!Fico feliz que tenha gostado. Já é muito bom entender grande parte do que dizem nos animes, quando eu conseguir ficar fluente então... Mal posso esperar :3

      Excluir
  5. Estou tentando decorar primeiro todos os simbolos do Hiragana antes de ir fazer frases ou estudar outras partes, sera que isso iria dificultar em algo pra quem ta começando japones faz uns dias?

    ResponderExcluir