Header Ads

ad

Haha no hi - O Dia das Mães no Japão | Curiosidades

Haha-no-oi! (Feliz dia das mães!)
No Japão, as crianças se levantam bem cedo no Dia das Mães para cumprimentar suas mães com essas palavras. Em outros países, enviar um cartão é mais comum. Nesta data, os japoneses costumam presenteá-las com flores, que simbolizam o amor e o apreço.
Curiosidade: De acordo com a tradição, os filhos devem evitar presenteá-las com rosas. Por terem espinhos, acredita-se que elas tenham um significado negativo.

Origem

A história do Dia das Mães no Japão remonta ao período Showa, em homenagem ao aniversário da imperatriz Kojun (mãe do imperador Akihito). No Japão moderno, a tradição de comemorar o Dia das Mães começou no ano de 1913, quando os cristãos começaram a celebrar a data. E em 1930 os japoneses também começaram a celebrar o dia em grandes reuniões. Mas, durante a Segunda Guerra Mundial, quando os costumes ocidentais foram completamente proibidos no Japão, a tradição de comemorar o dia da mãe chegou a um impasse. Após da guerra, o feriado finalmente voltou a ser celebrado no Japão, de acordo com o calendário ocidental, ou seja, no segundo domingo de maio.



Costumes
Para comemorar o feriado, é costume as famílias irem para praças ou parques. Crianças na cozinha, preparando algo especial para agradar as mães, também é algo comum. Elas também participam de concursos de arte, onde desenham um retrato de suas mães, como forma de homenageá-las. Os desenhos chegam a ser mandados para outros países, para serem compartilhados com todo o mundo.

O presente mais popular no Japão nesta data são os cravos, pois são considerados símbolos da doçura, pureza e resistência. No Dia das Mães, as floriculturas chegam a aumentar absurdamente o preço das flores. 

Um buquê de cravos, por exemplo, podem custar cerca de 50 reais, ou, em ienes, 3.000.
As lojas também oferecem uma grande variedade de lenços, cachecóis, bolsas, carteiras, jóias e outros produtos que podem ser comprados para presentear as mães. 

Também é comum fazerem orações em escolas e lugares públicos para homenagear as mães e agradecer por tudo que fizeram. As famílias aproveitam para almoçar em restaurantes e/ou centros comerciais, que costumam ficar lotados nesse dia.

Aprenda a escrever "Mãe" em japonês


Kanji: (母)
Pronúnica: HaHa (はは)



Veja nosso post com dicas para aprender japonês.


Como fazer origami de cravo vermelho

Uma ótima opção de presente artesanal é o origami.

Essa flor de origami é uma releitura adaptada de um livro de embalagem de papel.

Materiais:
- 5 folhas de papel vermelho 5x5cm
- 2 folhas de papel verde 5x5cm
- 2 folhas de papel verde 1,5x 6cm
- 5 folhas de papel vermelho 2,5 x 2,5 cm
- 2 folhas de papel verde 2,5 x 2,5 cm
- cola e tesoura


Dica de filme
Ookami Kodomo no Ame to Yuki


Sinopse: O tema deste filme é o amor entre pais e filhos. A história cobre 13 anos e começa com Hana, uma estudante de faculdade de 19 anos, que se encontra e se apaixona, daquela forma intensa vista nos contos de fadas, por um “lobisomem”. Depois de se casar com ele, Hana dá a luz e cria duas crianças lobo — A mais velha, Yuki (neve), nasceu em um dia em que nevava, e Ame (chuva), o mais novo, nasceu em um dia chuvoso. Os quatro viviam tranquilamente em um canto da cidade, para esconder a existência de “crianças lobo”, mas, quando o lobisomem morre de repente, Hana decide se mudar para uma cidade rural, distante da modernidade.


[AMV do filme por Xophilarus]


Nenhum comentário