Header Ads

ad

Hal | Review

Hal - Review


Nome: Hal (ハル)
Publicação: Filme (60 minutos)
Autoria: Io Sakisaka
Gênero: Drama, Romance, Sci-fi, Shoujo
Estúdio: Wit Studio
Diretor: Ryoutarou Makihara
Baseado: --




Hal (Haru) é um filme de animação que estreou no Japão em 08 de junho de 2013, sendo produzido através de uma parceria com a Wit Studio e a Production I.G (a mesma parceria que deu origem ao anime Shingeki no Kyojin, por sinal). Com cerca de 1 hora de duração o longa nos remete a um drama romântico em um futuro não muito distante, onde robôs domiciliares não são mais algo incomum. Vamos dar uma olhadinha melhor na história e entender a premissa do longa.


Começaremos com a sinopse original do anime: A história do longa gira em torno de Kurumi, uma jovem que descobre que o menino que ela ama, Hal, faleceu em um trágico acidente. Kurumi fica profundamente triste, mas no lugar de Hal um outro garoto aparece. Este garoto na verdade é um robô e, por mais estranho que possa parecer, também atende pelo nome de Hal.


Acompanhando os primeiros momentos do longa, vemos o nosso primeiro protagonista, o pequeno robô Q01, brincando perto de um riacho, até o momento que ele observa nos céus uma explosão de um avião, ficando, de certa forma, assustado. A princípio, nós, espectadores, ficamos um pouco perdidos, pois, ele já começa com um acontecimento trágico marcante  e, segundos após, descobrimos que o dono de Q01 lhe dá uma missão com o objetivo simplesmente de: trazer de volta qualquer traço/vontade de viver da nossa protagonista: a adorável Kurumi.



Os primeiros 5-10 minutos dão a impressão de "mas o que diabos tá acontecendo aqui?" Porém, o longa não falha em dar a volta nisso e explicar melhor um tempinho depois.

Descobrimos depois que Hal, o namorado de Kurumi, estava à bordo do avião e acabou sendo uma das vítimas fatais da explosão, o que explica o motivo de Kurumi ter perdido a vontade de sorrir e estava em profunda depressão. Quanto à missão do robô, ele foi designado à nada mais, nada menos que a se tornar Hal, ou seja, assumir a uma forma humana segundo o modelo do falecido namorado da garota. E é aqui que entendemos a premissa do longa: como o "novo" Hal vai conseguir se aproximar da jovem e como ela vai interpretar tudo isso.

Imagine você lembrar de uma pessoa muito querida que já faleceu vendo uma outra à sua frente. Essa lembrança é algo bom? Ou você acha que tudo que a lembra agora é simplesmente algo trágico de se ver? Talvez você compartilhe de alguns dos sentimentos que a protagonista possui.



Sem mais detalhes para não estragar a experiência de acompanhar o longa, vamos falar um pouco mais sobre a ambientação, os traços e esses aspectos que dão vida à trama.

A ambientação é de um Japão bem clássico. Vemos diversas casas com pisos de madeira e pequenos lagos. Tem o sempre presente festival com todas as coisas que você espera de um tradicional japonês. Enfim, quanto à isso nada a reclamar, tudo feito de forma simples, mas com o devido empenho. A trilha sonora é digna de menção honrosa pois também facilita ao espectador mergulhar no cenário, dando aquela sensação de estar acompanhando cada sentimento dos protagonistas, e não só algo superficial ou "por cima".

Por fim, os personagens. Esse aspecto pode ser considerado tanto positivo quanto negativo, pelo motivo do longa ter só 1 hora de duração, resultando em muito pouco tempo de desenvolvimento dos mesmos. Ainda sim, com os flashback's e o pouco que vimos sobre os personagens, conseguimos identificar num nível aceitável o background e os sentimentos de cada um, o que é uma coisa boa, considerando o tempo.



Simplicidade em cenário, mas ainda sim traços lindos de acompanhar, junto com uma trilha sonora que se encaixa perfeitamente, resume como é a ambientação que vamos esperar do longa. A história é delicada, e o desfecho do filme foi algo incrivelmente inesperado. É preciso porém se atentar a uma coisa antes de assistir o filme: os spoilers. Qualquer coisinha lida antes pode arruinar o que poderia ser uma ótima experiência de drama, e não queremos isso, certo?

Recomendo Hal para todos aqueles que estão numa tarde chuvosa, sem muito barulho de fora e com vontade de ter ou ver alguma coisa feels de qualidade, haha.

Espero que curtam o filme e de que a review tenha os ajudado a conhecer um pouco do longa antes de acompanhar. Até a próxima review! o/
_______________________________________________________________________________

[Trailer do Filme com legendas em inglês. Ative-as nas opções do player!]

_______________________________________________________________________________

   




E aí! O que acharam do filme Hal? Viu alguma coisa faltando na review? Contem pra gente :)

Nenhum comentário